Nova IA cria qualquer imagem a partir de texto

OpenAI anuncia mais um algoritmo de inteligência artificial revolucionário

A evolução exponencial da IA continua a todo vapor em 2021. A OpenAI, startup focada na pesquisa de inteligência artificial, anunciou na semana passada uma revolucionária IA chamada DALL-E, capaz de criar qualquer tipo de imagem ou ilustração a partir de uma descrição de texto. É algo que, até agora, pertencia à ficção científica.

O usuário só precisa inserir um prompt de texto e a IA cuidará do resto. Ela entende o contexto das palavras ou frases e gera imagens fotorealistas, desenhos ou ilustrações baseados no que você escreveu. Estas imagens são criadas em tempo real pelo algoritmo e, portanto, não existem.

No exemplo abaixo, utilizamos a frase “uma camiseta com a palavra Skynet” e a DALL-E retornou os seguintes resultados:

Em outro exemplo, o prompt utilizado é “um relógio na forma de um Pikachu” e os resultados mostrados são ainda mais incríveis. Lembrando mais uma vez que você pode fazer uma busca reversa dessas imagens no Google e não vai encontrá-las em nenhum lugar da Internet.

Em mais um exemplo utilizamos “uma ... de uma águia sentada em uma montanha no crepúsculo”. Neste caso, a IA foi capaz de gerar as imagens usando estilos diferentes (substitua as reticências pelas palavras em inglês na descrição). A diversidade de opções geradas pela inteligência artificial é absolutamente espetacular.

Por que é importante saber sobre esta tecnologia?

Em nossa newsletter de Dezembro comentamos que, em breve, quaisquer tipos de objetos, seres e cenários poderiam ser criado por uma inteligência artificial. A nova IA vem provar o nosso ponto e é ainda melhor do que imaginávamos.

Por examplo, a DALL-E possui até mesmo a capacidade de combinar conceitos abstratos como o da frase “um porco com a textura de uma torta”.

A OpenAI ainda não lançou a tecnologia publicamente pois a empresa ainda precisa entender seu impacto no nosso cotidiano. Entretanto, já podemos vislumbrar claramente como o trabalho de artistas, fotógrafos e ilustradores será impactado diretamente. Qualquer pessoa será capaz de criar composições, storyboards, interfaces ou até memes em segundos, gratuitamente e diretamente do seu celular ou computador.

Para os estudantes que pensam seguir carreira em artes visuais, será mais importante do que nunca aprender a programar. Seu trabalho provavelmente será julgado pelos parâmetros e calibragem usados nos algoritmos de inteligência artificial.