O primeiro Robotaxi do planeta

Zoox mostra seu primeiro táxi autônomo em São Francisco

Quando você pensa em carros autônomos, os primeiros nomes que vêm à mente são provavelmente Tesla e Waymo. Mas foi a Zoox - uma startup de São Francisco que foi adquirida pela Amazon em Julho - que revelou uma visão cool e moderna de como o transporte de passageiros evoluirá nesta década.

O Zoox robotaxi é projetado para passageiros e maximizado para conforto, facilidade de uso e bem-estar. O veículo elétrico totalmente autônomo não possui pedais ou volante e pode transportar até 4 passageiros frente a frente como uma antiga cuarruagem.

O design é muito legal, bem pensado e o robotaxi tem alguns recursos interessantes, como rodas que podem conduzir o carro em qualquer direção para maior manobrabilidade em cidades lotadas.

Durante o lançamento, porém, os executivos da empresa não demonstraram o carro funcionando em situações no mundo real, nem anunciaram uma data em que você poderá chamar um robotáxi nas ruas de San Francisco ou Las Vegas, as primeiras cidades-teste do Zoox. Isso é preocupante pois não se pode comprovar o quão bom é o sistema de autonomia do veículo.

Enquanto isso, a Tesla está mostrando um incrível progresso em direção à autonomia total com o lançamento de seu software mais recente.

Por que essa notícia é importante?

O lançamento do Zoox mostra que a indústria de carros autônomos está se aproximando da maturidade. A junção da autonomia + carros elétricos + o modelo de caronas estilo Uber serão o futuro da mobilidade e irão mudar o mundo para sempre.

As soluções para os problemas deste futuro próximo virão da nova geração de estudantes. Tente imaginar o carro autônomo como uma plataforma que abrirá muitas oportunidades para engenheiros, game designers, músicos, cineastas e outras áreas correlatas.

Pense nos tipos de problemas técnicos que precisarão ser resolvidos, o que as pessoas farão em seu tempo livre dentro dos carros e o que mais pode ser feito para que os passageiros tenham uma melhor experiência nestes veículos.

Leave a comment