As vacinas para Covid usando RNA mensageiro são aprovadas nos EUA

A tecnologia revolucionária é usada nas vacinas da Pfizer e Moderna, desenvolvidas em tempo recorde!

Estamos quase no final de 2020 e apesar do ano difícil, temos muito o que comemorar. Vacinas podem levar até 10 anos para serem desenvolvidas, testadas e fabricadas, mas devido à emergência da pandemia de Covid-19, cientistas foram capazes de desenvolver vacinas seguras de Covid-19 em menos de 10 meses. Entre elas, destacam-se as vacinas Pfizer e Moderna, aprovadas pelo FDA e outras agências reguladoras ao redor do mundo.

Essas duas vacinas usam um novo tipo de tecnologia chamada RNA mensageiro para nos proteger contra doenças infecciosas como Covid-19. Para desencadear uma resposta imunológica, muitas vacinas (como as chinesas) colocam um vírus enfraquecido ou inativado em nosso corpo. Este não é o caso de vacinas utilizando RNA mensageiro.

Em vez disso, eles ensinam nossas células como fazer uma proteína - ou mesmo apenas um pedaço de uma proteína - que desencadeia uma resposta imunológica dentro de nossos corpos. Essa resposta imunológica, que produz anticorpos, é o que nos protege de sermos infectados se o vírus real entrar em nosso corpo.

Como funciona?

As vacinas para COVID-19 com RNA mensageiro fornecem instruções para que nossas células façam um pedaço inofensivo do que é chamado de receptor de superfície celular. A proteína é encontrada na superfície do vírus que causa COVID-19.

As vacinas para COVID-19 com RNA mensageiro são administradas no músculo do braço. Uma vez que as instruções (mRNA) estão dentro das células musculares, as células as usam para fazer o pedaço de proteína. Depois que o pedaço de proteína é feito, a célula decompõe as instruções e livra-se delas.

Em seguida, a célula exibe o pedaço de proteína em sua superfície. Nosso sistema imunológico reconhece que a proteína não pertence a esse local e começa a construir uma resposta imunológica e a produzir anticorpos, como o que acontece na infecção natural contra COVID-19.

No final do processo, nossos corpos aprenderam como se proteger contra infecções futuras. O benefício das vacinas com RNA mensageiro, assim como todas as vacinas, é que aquelas pessoas vacinadas ganham essa proteção sem nunca ter que correr o risco das graves consequências de adoecer com COVID-19.

O vídeo abaixo da Globo mostra uma animação de como as vacinas de RNA mensageiro funcionam.

Ao contrário das notícias falsas que circulam na Internet, o RNA mensageiro não afeta ou interage de forma alguma com o nosso DNA. O RNA mensageiro nunca entra no núcleo da célula, onde fica o nosso DNA (material genético). A célula se quebra e se livra do RNA mensageiro logo depois de terminar de usar as instruções.

Por que essa notícia é importante?

A tecnologia de RNA mensageiro, juntamente com a solução do mês passado para o desafio do dobramento de proteínas, irá acelerar a cura de centenas de doenças nos próximos anos e décadas. Centenas de milhares de novas oportunidades de emprego para estudantes interessados em biotecnologia serão abertas e os campos da ciência da computação, inteligência artificial e biologia serão muito mais integrados e interligados. Muitas novas empresas de biotecnologia surgirão ao redor do mundo e desafiarão as gigantes farmacêuticas.

Se você está interessado em dedicar sua vida à cura das doenças mais letais do mundo, agora é a hora!